quinta-feira, 17 de março de 2011

Foge! Foge Mulher Maravilha.


É interessante observar, Carnaval após Carnaval, a inútil discussão sobre as letras das músicas que embalam os milhares de foliões. É sempre assim, cada ano que passa os críticos acusam que as letras estão ficando piores e que os compositores estão empobrecendo a cultura popular ao lançar músicas como Superman e a Liga da Justiça, do LevaNóiz, campeã do Carnaval baiano de 2011.

Ao reboque dos críticos pioneiros, intelectuais de bunda quadrada, vêm aqueles meros seguidores que só querem colocar lenha na fogueira e xingar a torto e a direito. Basta passar um olho nos comentários do YouTube para ver uma metralhadora de acusações contra as músicas do Carnaval: “baixaria”; “só pode ser coisa de baiano”; “só sabe rebolar”; “ainda bem que aqui em Olinda não tem isso”...

Pó-ró-pó-pó prá eles! Minha teoria é outra. Primeiro, não podemos confundir as coisas, ou melhor, os gêneros de músicas brasileiras. Música de carnaval é um gênero da família de música popular brasileira e cumpre um papel muito específico de nos animar ao menos uma vez por ano. Papel diferente é exercido por outros gêneros de músicas brasileiras, como: o forró, o sertanejo e a MPB. Será que ficaremos felizes, pularemos atrás de um trio, subiremos e desceremos as ladeiras de Olinda ou sambaremos até raiar o dia escutando Construção, de Chico Buarque? Com certeza, preferiremos letras como a Mamãe Eu Quero.

Segundo, precisamos resolver a preposição “os compositores estão empobrecendo a cultura popular brasileira” ou “os críticos brasileiros perderam a capacidade de interpretar as letras dos compositores”. Para mim, a primeira é falsa, a segunda é verdadeira e a segunda não é explicada pela primeira.

Anos atrás, quando Caetano e Gil escreveram Soy Loco Por Ti, America, quando Geraldo Vandré fez Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores ou quando Bezerra da Silva compôs É Ladrão Que Não Acaba Mais todos os críticos entenderam perfeitamente as mensagens. Por que, então, não conseguem entender Superman e a Liga da Justiça?

Vamos lá, vou facilitar para vocês, críticos... Prestem atenção:

"É melhor chamarmos os outros Super-Amigos antes que chegue toda a Legião do mal."

Super-Man ficou fraco,

O Pingüim jogou criptonita
Lex Luthor e Coringa roubou laço da Mulher Maravilha (2x)

Liga da Justiça toda dominada,
Agora só tem uma saída!

Foge! Foge Mulher Maravilha.
Foge! Foge! Com Super-Man. (8x)

Você é minha Maravilha e eu sou seu Super-Man,
No swing aqui do Leva eu quero ver você meu bem! (2x)

Liga da Justiça toda dominada,
Agora só tem uma saída!

Foge! Foge Mulher Maravilha.
Foge! Foge! Com Super-Man. (8x)

Super amigos, Salvador City! (4x)

Temos dois personagens principais na letra: Superman e Mulher Maravilha. Quem são eles? Somos nós, brasileiros trabalhadores. Nós somos os supermen e as mulheres maravilhas, nós temos que, todos os dias, sair para trabalhar e sustentar nossa família. Além disso, temos que sustentar o Estado, contribuindo com 1/3 dos nossos esforços. Mais ainda, suportamos todos os escândalos e desvios de dinheiro público, noticiados todos os dias nos telejornais. Quem aguentaria isso, senão o supeman ou a mulher maravilha?

O Superman ficou fraco. Por que ele ficou fraco? Ficou fraco porque a saúde pública está um desastre, com hospitais superlotados e sem estrutura para atender a população. Claro que Pinguim jogou criptonita, mas se o Superman encontrasse uma rede de postos de saúde ou hospitais públicos de qualidade, uma simples criptonita não seria problema.

Sou defensor da idéia de que o Brasil melhorará com base na educação pública de qualidade. Só que Lex Luthor e Coringa roubaram o laço da Mulher Maravilha. Isso é uma alusão clara à péssima qualidade da educação pública desse país e estado. Tradicionalmente, quem toma conta da educação da população são as mulheres. A educação é uma ferramenta para a sociedade, assim como o laço é uma ferramenta para a Mulher Maravilha. Lex Luthor e Coringa sabiam disso. Eles sabiam da importância da educação e a roubaram. Tiraram o instrumento que iria resolver tudo isso. A Mulher Maravilha, sem seu laço, não pode fazer mais nada.

Por fim, a Liga da Justiça foi dominada. Mais direto que isso, impossível. Basta ver o incrível aumento dos índices de crimes ocorridos na Bahia e no Nordeste, nos últimos dois anos, para saber que a Liga da Justiça e a segurança pública há muito tempo estão dominadas.

Saúde ruim, educação fracassada e segurança dominada. Agora só tem uma saída: Foge! Foge Mulher Maravilha. Foge! Foge! Com Superman.

http://www.youtube.com/watch?v=xnvSDl-RXkA

Fonte foto: http://ssaporestefanodiaz.blogspot.com/2011/01/levanoiz-programa-super-festa-projeto.html

9 comentários:

Marcelo disse...

Arturo gostei, agora entendi a música!!! Ahahaahahha a melhor parte da música eh o coringa Jogar a criptonita e não o lex luthor, mas tudo bem.

Unknown disse...

Muito bom! Interpretação inteligente e provocante. Digno de você.

Alice Senna disse...

Arturo querido...Tenho que lhe parabenizar pela visão política a partir da qual traduziu a mensagem da música que, seguramente, quem a escreveu estava longe de ter essa intenção. Salvou a música! rs... Bjs

Gleica nogueira disse...

Arturo , dês do dia que li sua critica sobre o trânsito de Lauro de Freitas, fiquei "viciada" pelo seu blog , tudo bem que tem pouco tempo que acesso , mais já li algumas postagens anteriores e posso apenas parabenizalo pelo belissimo trabalho!
AH! esse tema colocou muita gente pra pensar . EU ... FUI UMA DELAS.
parabéns e não demore para um novo post estou esperando ansiosa
Gleica Nogueira
Aluna de GPI - senai cimatec

Bernadete disse...

Querido amigo, parabéns! Excelente interpretação. Abraço

Unknown disse...

Achei ótima a sua interpretação! Uma pena que os críticos não tem tanto bom humor e criatividade quanto vc.

Lílian Rossetto disse...

Arturo, agora posso dizer que adoro a música sem ser rotulada de "sem cultura musical". Parabéns, meu amigo. Postsimplesmente fantástico!

Victor Oliveira disse...

Muito bom Arturo !! Sensacional sua análise dos diferentes ritmos de música e principalmente da interpretação de "Foge mulher maravilha". Inteligente e engraçado. Muito engraçado... rs to rindo até agora.. hahahha

Anônimo disse...


Arturo,
A sua interpletação foi ótima!Mas quando se trata de música baiana feita para o Carnaval geralmente tem duplo sentido, justamente para levantar a multidão.Rsrsrs
Fo_e mulher maravilha... fo_e super man... Cantei muito em salvador para ve se caia uma mulher maravilha na minha rede. rsrsrss
Paulo.

Postagens populares