sábado, 12 de setembro de 2009

Eficácia Escolar 2 - O surgimento do sucesso

Vou pedir licença ao site imeviolao e publicar trechos da biografia do impressionante Usain Bolt

" Usain Bolt é um corredor Jamaicano que se destacou nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, ao bater os recordes mundial e olímpico dos 100 e 200 metros rasos, levando a medalha de ouro, também, no revezamento 4x100.

Bolt nasceu na cidade de Trelawny, Jamaica, em 21 de agosto de 1986. Foi criado pelos pais, Jennifer e Wellesley Bolt, junto com sua irmã Sherine. Quem o conhece, diz que o seu jeito é despojado e tranquilo.

Sua carreira esportiva começou ainda criança, quando Bolt ganhou o campeonato nacional de críquete, para crianças do primário. Ao começar o seu high school (nível média), na escola William Knibb, o técnico de críquete de Bolt percebeu a sua velocidade de arrancada e sugeriu que ele se iniciasse no atletismo. Usain Bolt teve, então, como técnicos Pablo McNeil e Dwayne Barrett, que o incentivaram a focar no desenvolvimento de suas habilidades atléticas. Nesta época, a escola de Bolt já tinha tradição na área de atletismo, já que atletas como Michael Green se formaram lá.

O primeiro título de Usain Bolt no atletismo aconteceu em 2001, quando ele ganhou a medalha de prata nos 200 metros rasos, com o tempo de 22,04 segundos, tempo 2,34 segundos maior que o recorde feito em Pequim, 2008. A partir daí, Bolt passou a competir nacional e internacionalmente, sempre tendo uma participação de destaque. Em 2002, no Campeonato Mundial de Atletismo Junior, ainda com 15 anos, Bolt ganhou os 200 m com o tempo de 20,61 segundos, o que lhe deu pela primeira vez uma visibilidade em termos mundiais.

Em 2004, tendo como treinador Fitz Coleman, Bolt se tornou uma competidor profissional de atletismo. Nas Olimpíadas de Atenas, Bolt sofreu uma lesão na perna, o que não lhe permitiu ir muito adiante na competição. Neste período, Usain recebeu diversas propostas de universidades americanas para que ele se mudasse para lá, mas o corredor se disse satisfeito em treinar em sua terra natal, e aceitou o convite da Universidade de Tecnologia, na Jamaica.

Então, em 2005, Glen Mills passou a ser o treinador de Bolt. Ambos passaram a treinar fortemente para as competições de atletismo daquele ano. Porém, na maior delas, o Campeonato Mundial em Helsinki, Finlândia, Usain Bolt novamente se contundiu e não conseguiu avançar na competição.

Entretanto, o atleta conseguiu se recuperar e dois mais tarde, no IAAF World Athletics Final, em Stuttgart, na Alemanha, Bolt fez o tempo de 20,1 segundos e levou a medalha de bronze nos 200 metros. Apenas em 2007 Bolt começou a correr os 100 metros rasos em competições, e de cara levou a medalha de ouro com o excepcional tempo de 10,03 segundo, conquistado no 23º encontro da Vardinoyiannia.

Mas a grande fama mundial chegou para Usain Bolt com os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Ter ganho três medalhas de ouro e batidos dois recordes mundiais deram ao atleta uma visibilidade gigantesca."

Neste ano, na Alemanha, Bolt pulverizou mais dois recordes: o dos 100 m (que ficou em 9s58) e os dos 200 m (que ficou em 19s19). Veja um dos fantásticos vídeos dele:

http://www.youtube.com/watch?v=NtRoFpykuOU

Mas para que essa história toda? O que isso tem a ver com Eficácia Escolar?

Na verdade, a biografia de Usain Bolt é um bom exemplo de como se aplica dois dos principais fatores relacionados ao sucesso escolar: Alta Expectativa e Incentivo/Reforço Positivo.

Alta Expectativa

Alta expectativa em relação ao desempenho dos estudantes, principalmente entre os professores e os parentes, é um das principais características de uma escola eficaz. O contrário também é verdadeiro: baixa expectativa em relação ao desempenho dos estudantes está associada a escolas com fraco desempenho.

A expectativa não age diretamente na performance dos estudantes. Ela age por meio das atitudes dos professores em relação aos estudantes e do seu conseqüente efeito sobre a alto-estima dos alunos. Por sua vez, a expectativa é formada por fatores outros que aqueles relacionados com as habilidades e desempenho atuais dos alunos. Professores comumente carregam preconceitos em relação a determinadas características sociais, econômicas e culturais dos discentes. Professores aparentemente têm abaixa expectativa em relação aos alunos mais jovens e àqueles vindos de classes sociais mais baixas. Os professores precisam, neste sentido, monitorar tanto os seus dogmas, princípios e valores quanto o seu comportamento em relação aos alunos para que prevaleça expectativa favorável ao desenvolvimento. Aumentar a expectativa é um processo incremental de sucesso demonstrado. Reforçar o sucesso e não o fracasso dos alunos é uma das estratégias para isso.

Parece haver pouca dúvida que uma das causas para o fraco desempenho dos estudantes está na falha em proporcionar atividades estimulantes e desafiadoras. A expectativa dos professores em relação ao aluno e à classe tem forte influência no conteúdo das atividades e lições desenvolvidas e administradas à turma. Diferentes expectativas em relação aos alunos são traduzidas em diferentes requerimentos para o seu trabalho e sua performance. Expectativa baixa em relação aos alunos se transforma em trabalhos menos complexos e desafiadores e, por sua vez, acarreta desempenho inferior. Por sua vez, alta expectativa configura trabalhos desafiadores e, em conseqüência, desempenho superior dos alunos.

Alta expectativa sozinha não faz milagre. Ela é mais efetiva se operacionalizada em um contexto de forte ênfase no desenvolvimento acadêmico, onde o progresso dos alunos é frequentemente monitorado e onde o ambiente é de ordem e que conduz ao aprendizado.

Incentivo ou Reforço Positivo

Reforço positivo é um elemento importante para a efetividade escolar. Mas, nem toda forma de reforço ou incentivo tem um impacto positivo. Recompensas, outras formas de incentivos positivos e regras claras são mais eficazes em atingir alta performance no desempenho dos alunos do que a tradicional punição.

Na escola eficaz as regras são claramente explicitadas e perfeitamente compreendidas por todos, há disciplina e manutenção da ordem, há reforço consistente da justiça e não há uso da punição. Extremamente importante, o feedback aos alunos é efetivo. Este feedback pode ser imediato, na forma de elogios ou reprimendas, assim como retardado, na forma de recompensas, incentivos e prêmios.

Na jornada de Usain Bolt não houve apenas fatores positivos relacionados ao seu sucesso profissional e como ser humano. Entretanto, é evidente que não lhe faltou reforço positivo de seus professores, treinadores e público admirador. Mais notório ainda é o fato de que se não houvesse uma alta expectativa pelos seus resultados, mesmo quando esses não foram tão favoráveis, ele não teria chegado aonde chegou.

A pergunta que fica é: quantos Usain Bolt são perdidos diariamente por não terem condições mínimas de estímulo e expectativa?


Fontes:

http://imeviolao.googlepages.com/biografia-usain-bolt.html

http://esporte.ig.com.br/mais/2009/08/20/bolt+e+campeao+mundial+tambem+dos+200+m+rasos+7996976.html

http://www.usainbolt.com/

The Key Characteristic of Effective Schools: A review of school effectiveness research. By Sammons, Pam; Hillman, Josh; and Mortimore, Peter.

2 comentários:

Alice Senna disse...

Muito legal quando as condições externas são favoráveis a superação dos inúmeros desafios de quem quer ser vitorioso. Com certeza Bolt bem sabe quantas horas de treinamento diário, muitas vezes em condições adversas, para que conquistasse as medalhas que o levaram a fama. Então, essa parece ser a combinação perfeita: alta expectativa de quem pretente e de quem apoia, incentivo, persistência, disciplina. Porque não há conquista sem muito suor! Então gestores da educação, hora de arregaçar as mangas porque o desafio continua imenso. Bjs Arturo.

Jorge Amaral disse...

Quanto mais aprendemos sobre o comportamento humano, mais compreendemos sobre o extraordinário poder que as CRENÇAS têm em nossas vidas. Esse poder desafia de várias formas os modelos lógicos que muitos de nós possuímos. Em todos os contextos, cenários e profissões, as crenças fortalecedoras, nos ajudam a liberar os mais ricos recursos internos, criando-os e dirigindo-os para apoiarem nossos resultados desejados, abrindo a porta para a excelência.

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