Vou pedir licença ao site imeviolao e publicar trechos da biografia do impressionante Usain Bolt
" Usain Bolt é um corredor Jamaicano que se destacou nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, ao bater os recordes mundial e olímpico dos 100 e
Bolt nasceu na cidade de Trelawny, Jamaica, em 21 de agosto de 1986. Foi criado pelos pais, Jennifer e Wellesley Bolt, junto com sua irmã Sherine. Quem o conhece, diz que o seu jeito é despojado e tranquilo.
Sua carreira esportiva começou ainda criança, quando Bolt ganhou o campeonato nacional de críquete, para crianças do primário. Ao começar o seu high school (nível média), na escola William Knibb, o técnico de críquete de Bolt percebeu a sua velocidade de arrancada e sugeriu que ele se iniciasse no atletismo. Usain Bolt teve, então, como técnicos Pablo McNeil e Dwayne Barrett, que o incentivaram a focar no desenvolvimento de suas habilidades atléticas. Nesta época, a escola de Bolt já tinha tradição na área de atletismo, já que atletas como Michael Green se formaram lá.
O primeiro título de Usain Bolt no atletismo aconteceu em 2001, quando ele ganhou a medalha de prata nos
Então, em 2005, Glen Mills passou a ser o treinador de Bolt. Ambos passaram a treinar fortemente para as competições de atletismo daquele ano. Porém, na maior delas, o Campeonato Mundial em Helsinki, Finlândia, Usain Bolt novamente se contundiu e não conseguiu avançar na competição.
Entretanto, o atleta conseguiu se recuperar e dois mais tarde, no IAAF World Athletics Final, em Stuttgart, na Alemanha, Bolt fez o tempo de 20,1 segundos e levou a medalha de bronze nos
Mas a grande fama mundial chegou para Usain Bolt com os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Ter ganho três medalhas de ouro e batidos dois recordes mundiais deram ao atleta uma visibilidade gigantesca."
Neste ano, na Alemanha, Bolt pulverizou mais dois recordes: o dos
http://www.youtube.com/watch?v=NtRoFpykuOU
Mas para que essa história toda? O que isso tem a ver com Eficácia Escolar?
Na verdade, a biografia de Usain Bolt é um bom exemplo de como se aplica dois dos principais fatores relacionados ao sucesso escolar: Alta Expectativa e Incentivo/Reforço Positivo.
Alta Expectativa
Alta expectativa em relação ao desempenho dos estudantes, principalmente entre os professores e os parentes, é um das principais características de uma escola eficaz. O contrário também é verdadeiro: baixa expectativa em relação ao desempenho dos estudantes está associada a escolas com fraco desempenho.
A expectativa não age diretamente na performance dos estudantes. Ela age por meio das atitudes dos professores em relação aos estudantes e do seu conseqüente efeito sobre a alto-estima dos alunos. Por sua vez, a expectativa é formada por fatores outros que aqueles relacionados com as habilidades e desempenho atuais dos alunos. Professores comumente carregam preconceitos em relação a determinadas características sociais, econômicas e culturais dos discentes. Professores aparentemente têm abaixa expectativa em relação aos alunos mais jovens e àqueles vindos de classes sociais mais baixas. Os professores precisam, neste sentido, monitorar tanto os seus dogmas, princípios e valores quanto o seu comportamento em relação aos alunos para que prevaleça expectativa favorável ao desenvolvimento. Aumentar a expectativa é um processo incremental de sucesso demonstrado. Reforçar o sucesso e não o fracasso dos alunos é uma das estratégias para isso.
Parece haver pouca dúvida que uma das causas para o fraco desempenho dos estudantes está na falha em proporcionar atividades estimulantes e desafiadoras. A expectativa dos professores em relação ao aluno e à classe tem forte influência no conteúdo das atividades e lições desenvolvidas e administradas à turma. Diferentes expectativas em relação aos alunos são traduzidas em diferentes requerimentos para o seu trabalho e sua performance. Expectativa baixa em relação aos alunos se transforma em trabalhos menos complexos e desafiadores e, por sua vez, acarreta desempenho inferior. Por sua vez, alta expectativa configura trabalhos desafiadores e, em conseqüência, desempenho superior dos alunos.
Alta expectativa sozinha não faz milagre. Ela é mais efetiva se operacionalizada em um contexto de forte ênfase no desenvolvimento acadêmico, onde o progresso dos alunos é frequentemente monitorado e onde o ambiente é de ordem e que conduz ao aprendizado.
Incentivo ou Reforço Positivo
Reforço positivo é um elemento importante para a efetividade escolar. Mas, nem toda forma de reforço ou incentivo tem um impacto positivo. Recompensas, outras formas de incentivos positivos e regras claras são mais eficazes em atingir alta performance no desempenho dos alunos do que a tradicional punição.
Na escola eficaz as regras são claramente explicitadas e perfeitamente compreendidas por todos, há disciplina e manutenção da ordem, há reforço consistente da justiça e não há uso da punição. Extremamente importante, o feedback aos alunos é efetivo. Este feedback pode ser imediato, na forma de elogios ou reprimendas, assim como retardado, na forma de recompensas, incentivos e prêmios.
Na jornada de Usain Bolt não houve apenas fatores positivos relacionados ao seu sucesso profissional e como ser humano. Entretanto, é evidente que não lhe faltou reforço positivo de seus professores, treinadores e público admirador. Mais notório ainda é o fato de que se não houvesse uma alta expectativa pelos seus resultados, mesmo quando esses não foram tão favoráveis, ele não teria chegado aonde chegou.
A pergunta que fica é: quantos Usain Bolt são perdidos diariamente por não terem condições mínimas de estímulo e expectativa?
Fontes:
http://imeviolao.googlepages.com/biografia-usain-bolt.html
http://esporte.ig.com.br/mais/2009/08/20/bolt+e+campeao+mundial+tambem+dos+200+m+rasos+7996976.html
The Key Characteristic of Effective Schools: A review of school effectiveness research. By Sammons, Pam; Hillman, Josh; and Mortimore, Peter.
2 comentários:
Muito legal quando as condições externas são favoráveis a superação dos inúmeros desafios de quem quer ser vitorioso. Com certeza Bolt bem sabe quantas horas de treinamento diário, muitas vezes em condições adversas, para que conquistasse as medalhas que o levaram a fama. Então, essa parece ser a combinação perfeita: alta expectativa de quem pretente e de quem apoia, incentivo, persistência, disciplina. Porque não há conquista sem muito suor! Então gestores da educação, hora de arregaçar as mangas porque o desafio continua imenso. Bjs Arturo.
Quanto mais aprendemos sobre o comportamento humano, mais compreendemos sobre o extraordinário poder que as CRENÇAS têm em nossas vidas. Esse poder desafia de várias formas os modelos lógicos que muitos de nós possuímos. Em todos os contextos, cenários e profissões, as crenças fortalecedoras, nos ajudam a liberar os mais ricos recursos internos, criando-os e dirigindo-os para apoiarem nossos resultados desejados, abrindo a porta para a excelência.
Postar um comentário