quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A tentação do blog

Jorge Amaral me enviou um e-mail com a sua super nova forma de se comunicar com o público: o seu blog. Pronto! Agora até Jorge tem blog. Todo mundo está usando ou tentando usar essa nova – ou não tão nova – ferramenta de comunicação. Mas, o que é um blog?

Fiquei pensando sobre isso e cheguei a uma conclusão que blog é um diário escancarado, daqueles que as meninas fazem na época de colégio e deixam abeto em cima da carteira para todos os colegas ver. A diferença é que agora até as meninas lá da China estão de olho.

Blog pode ser uma maneira moderna de colecionar coisas. Lembro muito bem da época de coleções. Colecionávamos tudo quando éramos crianças. Tampa de garrafa, figurinhas, carrinho de ferro, moedas antigas, caixa de fósforos etc. Depois, com o tempo, passamos a colecionar coisas melhores como o telefone das garotas, os rótulos de cerveja, as rolhas de vinho, os ticket de cinema ou balada, cd etc. Na maturidade, colecionamos registros de emprego na carteira de trabalho, horas perdidas no trânsito, provas de alunos para corrigir, contas para pagar e outras tantas coisas mais. Na velhice, não me pergunte, não sei ainda.

Blog também tem uma nobre missão de congregar pessoas e fazer rede de discussão – massa crítica – sobre algo: um fato, uma idéia, uma imagem etc. Ou seja, algo que fazíamos muito bem numa mesa de um bar antes da lei seca. O problema era chegar em casa.

Nesta onda de saber a funcionalidade do Blog, encantei-me com uma em particular: a possibilidade de expor minhas idéias e ser criticado. Sei que tenho outras maneiras de fazer isso, como, por exemplo, escrever um livro ou fazer um discurso na academia. Mas, nenhuma delas tem a capacidade de reunir os outros elementos que citei: diário, depositário de idéias e rede de relacionamento.

Algumas pessoas acham que se expor desse jeito, num mundo doido como está é loucura. Vai ver que tem um psicopata lendo tudo que passa num blog para acompanhar a vítima e saber a hora exata do ataque. Ou um hacker alucinado querendo rastrear seus passos para roubar seu 1.700 reais da aplicação da bolsa que, há três meses atrás, eram 3.500. Uma colega de trabalho de minha mulher me confessou que não vai mais ao cinema. Claro! Pode ser que tenha um louco pronto para roubá-la, estuprá-la, seqüestrá-la e tudo mais que se faz no escurinho do cinema. Maluquice! Deixa disso. Se for assim, não sairei mais de casa. Comprarei e venderei pela internet. Darei aula apenas à distância.

Bem vencido e convencido, aqui estou escrevendo as primeiras linhas do meu blog. O nome? Blog do Catunda. Qual nome seria então? Já tinha Catunda sozinho, então coloquei um prenome. Poderia desviar para um assunto de meu interesse, como: blog da cerveja, blog da comida, da gestão, do marketing, da educação... Mas, e quando eu encher o saco e quiser mudar de assunto? Terei que mudar de blog? Deixa Blog do Catunda mesmo. É genérico, sonoro e a única coisa que diz é que é do Catunda. Aliás, qualquer Catunda. Depois as pessoas saberão que é do Arturo também.

Divirtam-se.
Arturo Catunda

5 comentários:

Jorge Amaral disse...

Grande Arturo, como todo bom “pecador” você também não resistiu à “tentação” e começou muito bem o Blog do Catunda. Construiu um texto de abertura interessante e bem humorado, acho que você tem talento para blogueiro (português brasileiro) ou bloguista (português europeu) ou ainda blogger. É o sinal dos tempos meu amigo, estamos transformando o antigo “diário das meninas” (do seu tempo) num weblog ou caderno digital dos dias atuais (do nosso tempo). Bem-vindo à web-tribo!
Jorge Amaral

Marcelinho disse...

Arturo

Acho que blogs são interesantes para expor opiniões e comentários. Gostei do texto. Nunca pensei em entrar num blog para discutir e comentar até agora.

Abraço

Marcelinho

Antônio Lima disse...

Catunda,
sempre achei vc um cara muito inteligente e bem humorado.Acho o blog um execelente canal de comunicação. este é o futuro.
Um abraço,
Antonio Lima

Unknown disse...

Companheiro Arturo:

Tenho que reconhecer a sua capacidade em me surpreender. Se não bastasse se tornar o mais novo blogueiro do pedaço, sou tomada de assalto por uma fotografia, no seu perfil, que não corresponde àquele pacato rapaz de camisa social com as mangas elegantemente arregaçadas e barba sempre afeitada.

Agora vou ter que admitir que o King Artur também é mochileiro, pedaleiro, trilheiro e sei lá quantos outros “eiros” disponíveis no mercado. Eu não vou suportar isso, como diria Jorginho Amaral.

Mas está ótimo o seu blog e espero que continue recheado de humor por mais acadêmico que seja o tema tratado.

Beijos

Sinda

Alice Senna disse...

É Arturo, precisamos acompanhar a modernidade e suas novas formas de comunicação. Por que ser um blogger? mochila nas costas num mundo virtual faz ela se tornar mais levinha..rs. Seja bem-vindo a esse enorme mundo de conexões rápidas e em tempo real..rs. Bjss

Postagens populares