quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O melhor motivo para não passar o Carnaval em Salvador


Encontrar um bom motivo para não passar o Carnaval em Salvador? Vocês podem achar que eu estou ficando louco, não é? Como diz a letra “... quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé...”, da música de Dorival Caymmi, eu só posso estar ficando louco, pois nunca fui bom do pé.

Como posso querer sair de Salvador, logo no Carnaval, se todos querem aqui estar? Os hotéis e blocos de carnaval estão todos lotados. A cidade está linda. O céu bem azul e as praias belíssimas. Não vai faltar cerveja gelada nem animação. Realmente, querer deixar de curtir a maior festa popular do Brasil merece uma explicação e um bom motivo.

O primeiro dos motivos é que não só existe Salvador, no Brasil. Além do Rio de Janeiro, Olinda, Recife, São Paulo, Manaus e São Luís. Além dessas cidades que têm tradição de Carnaval e outras atrações turísticas, também encontramos boa folia em cidades menos reconhecidas, como Ouro Preto, em Minas Gerais, e São Luís do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo. No Nordeste, ainda temos a cidade cearense de Aracati, que atrai muita gente todos os anos ou uma coisa mais caseira (de quintal), no carnaval do mela-mela, lá em Camboinha (Cabedelo – PB). Opção é o que não falta.

O segundo motivo é que nem sempre queremos ou estamos no astral de festa. Neste sentido, roteiros alternativos de praia, montanha ou urbanos são inúmeros. Não vou citar exemplos, pois precisaríamos de muitas linhas. Também estão nessa categoria programações como: vou fazer nada; vou ler um livrão; vou ver o carnaval pela televisão; vou dar conta do doutorado; ou vou simplesmente sumir do mapa.

O terceiro e mais justificável motivo para não passar o Carnaval em Salvador é protestar contra a Prefeitura. Há poucos dias saiu no Jornal A Tarde uma declaração do prefeito de Salvador admitindo que “mete a mão” nos recursos da merenda escolar e da saúde para bancar os gastos com o Carnaval.

“A gente deixa de pagar a merenda escolar, os remédios dos postos de saúde, para pagar as despesas do carnaval. Tenha paciência. Minha folha de pessoal do mês é R$ 40 milhões. Então um carnaval pra mim é quase uma folha de pagamento por mês.” João Henrique
(http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/02/11/materia.2009-02-11.3703546435/view e http://www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=1072889)

Que o Carnaval é uma festa importante todos sabem. Mas não vamos confundir as coisas. Recursos da merenda escolar ou da saúde são destinados às finalidades específicas (de saúde e educação). Justificar gastos de festas, alegando que também tem que se preocupar com a saúde dos foliões é uma tremenda apelação. Muita cara de pau para sustentar essa afirmação. A festa tem de ser autossustentável. Se não, não precisa de festa. Cada um faz a festa em sua casa, rua ou, como era antigamente, em clubes particulares.

Neste Carnaval, os únicos blocos que deveriam sair seriam o do Ministério Público e do Tribunal de Contas dos Municípios, atrás do Prefeito, não acham?

2 comentários:

Jorge Amaral disse...

É provável também que viéssemos a precisar de muitas outras linhas para postar explicações e bons motivos para não passar o Carnaval nem em Salvador nem em qualquer outro lugar do país onde tivesse Carnaval. E mais outras tantas linhas para relacionar que outros tantos blocos deveriam sair atrás de outros tantos...

Alice Senna disse...

Carnaval é mais uma oportunidade do estado, prefeitura, empresários da folia encherem seus bolsos. É mais uma oportunidade do cidadão viver um tiquinho daquele famoso "pão e circo", lá daqueles tempos longíquos de roma. A vida tá dura, o desemprego batendo à porta do trabalhador, uma crise cantada em prosa e verso e o povo se lança nessa ilusão dos sete dias de pura liberdade. E como dizia o povo dos anos 70: "e viva o sexo, a droga e o axé"" rs. Bjss

Postagens populares