sábado, 25 de abril de 2009

Resultado do ENEM 2008

Como de costume, o Governo Federal divulgou nesta semana as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Exame este que se destina aos alunos egressos do Ensino Médio e aos concluintes desse ensino. O ENEM, que se iniciou em 1998, é voluntário e o seu resultado serve para dois fins: o primeiro é como diagnóstico da qualidade do ensino, tanto para a escola ou rede de ensino quanto para o aluno; o segundo é como critério de seleção de alunos para o Ensino Superior.

Por ser voluntário, o ENEM carrega dois problemas. O primeiro é que quando há poucos alunos fazendo o ENEM em uma escola o resultado da escola não serve estatisticamente como indicador de qualidade daquela escola. O próprio INEP apenas divulga o resultado de uma escola quando, pelo menos, esta escola tiver uma amostra de 10 alunos que participaram do ENEM. O segundo problema é que, mesmo com amostras maiores de 10 alunos, há uma tendência dos melhores alunos fazerem a prova. Existem estudos que demonstram que, quando mais alunos participam, o desempenho médio da escola cai. Neste caso o INEP faz um ajuste (correção da nota por participação) do desempenho das escolas.

Apesar desses problemas o ENEM é muito interessante. Primeiro, ele avalia a competência que o aluno deveria ter ao final do Ensino Médio e não meramente um conjunto de conhecimentos como é usualmente cobrado pelos vestibulares, Brasil afora. Segundo, é uma forma sistemática e democrática de se conhecer a qualidade do ensino. Terceiro, os resultados servem para todo o Brasil, como elo de ligação e comparação. Quarto, o aluno tem seu resultado, facilitando o diagnóstico de suas competências adquiridas e o que ele precisa ainda desenvolver. Quinto, pode substituir com muitas vantagens o vestibular.

Introduzido o ENEM, vamos aos resultados.

O primeiro colocadono Brasil:

“Pelo segundo ano consecutivo, o campeão do ENEM foi o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro. A média total obtida pela escola - incluindo a prova objetiva e a redação com correção de participação - foi de 80,58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100. São 30 pontos a mais do que a média nacional divulgada em novembro pelo Inep. Administrado por padres beneditinos, o colégio só recebe alunos do sexo masculino. A mensalidade para o ensino médio varia de R$ 1.616 a R$ 1.752.” (1)

O melhor colocado entre as escolas públicas:

“Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. A média obtida pelos alunos foi de 76,66 pontos, o terceiro melhor resultado no ranking geral.”(1)

A maioria dos alunos estão nas piores escolas:

“Escolas que estão abaixo da média nacional do Enem (49,45) concentram 60% dos estudantes que fizeram a prova. Em números absolutos, são 598,6 mil alunos que se formaram em colégios de baixa qualidade. Ficaram abaixo do patamar 11.932 escolas (do total de 19.117).” (1)

As melhores são as escolas privadas:

“Dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação apontam que apenas 8% das escolas "tops" do país no ensino médio são públicas. Ainda assim, são unidades de elite do sistema, que fazem seleção para escolher seus alunos. Das 1.917 melhores colégios no Enem (10% do total), apenas 151 são públicas (83 federais).” (1).

A melhor escola da Bahia:

Colégio Helyus de Feira de Santana. Particular e 5º colocado no ranking geral.

A melhor escola de Salvador:

Colégio Anchieta. Particular e 52º colocado no ranking geral.

Melhor escola da Paraíba:

Centro Pessoense de Educação – Col. Motiva. Particular e 129º no ranking geral.

Melhor escola de Campina Grande:

Centro Campinense de Educ Ltda. – Col. Motiva. Particular e 540º colocado no ranking geral.

Veja a classificação de sua escola nesse link:

http://media.folha.uol.com.br/educacao/2009/04/28/enem-ranking.pdf



(1) Folha Online

Um comentário:

Unknown disse...

o nome é helyos.

Postagens populares